Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Futebol: Portugal ridicularizado

Domingo, 03.06.12

Evito, nos tempos conturbados que correm, falar de futebol... Mas hoje não resisto pois, a poucos dias do início de uma grandiosa competição como é o Europeu, sinto com o meu instinto de quem percebe alguma coisa de bola e dos seus meandros que algo não vai bem no seio da nossa Seleção! E porquê, é o que vou tentar explanar sem me alongar em demasia...


 

 

No meu tempo - e não sou assim tão velho - era algo impensável um qualquer jogador profissional, em actividade, vir a público através de conferência de imprensa, anunciar que já não estaria capaz de representar a equipa das quinas. Posso estar enganado mas, a meu ver, a Seleção é a 'tropa' do futebolista português e, se o treinador entender convocar, a decisão só tem é de ser acatada! 

 

E quando eu afirmo que algo vai mal no seio do nosso conjunto, estou infelizmente a lembrar-me do que vi este sábado aquando do hino nacional. Miguel Veloso, que até me parece um indivíduo vertical na vida, não estava nem aí na hora de entoar 'A Portuguesa', facto que para mim é no mínimo inconcebível. É um jogador razoável - longe da qualidade do pai - mas que, tecnicamente, está longe de caber nestes 23 sendo que, após esta falta de patriotismo inacreditável (para não chamar desrespeito), deveria o Presidente da Federação chegar-se à frente e afastar o visado deste lote, abrindo até uma vaga a alguém com maior valia e que pudesse 'emprestar' uma alma diferente para melhor àquele meio-campo ultra remendado.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por oblogdopovo às 01:46


3 comentários

De O blog que faltava a 03.06.2012 às 10:34

Eu estive na luz, e o mais vergonhoso foi no final do jogo onde estava preparado uma pequena surpresa de apoio á seleção que inclui o hino nacional, os jogadores resolveram ir tomar banho enquanto ó otario do povo ficou a cantar o hino. UMA VERGONHA, e comigo não contaram porque sai imediatamente do estádio. São uma cambada de convencidos que pensam que são melhores que os outros e ainda não perceberam que não são o figo nem rui costa e que se não são minimamente profissionais e humildes caiem ao primeiro soco.

De miguel a 03.06.2012 às 11:27

uma vergonha !!!faltam homens de barba rixa na nossa seleccao,penso k nao nos devemos iludir !!cambada de maricas ...pareciam k iam desfilar numa passerele ...eles sao penteados ,sobrancelhas arranjadas ....enfim surpreendam-me sff.

De Valdemar Marques a 04.06.2012 às 00:26

É um ponto de vista interessante... concordo inteiramente contigo em relação ao "dever" que o futebolista tem para com a seleção nacional, assim como da necessidade moral e patriótica de evocarmos a "presunção de disponibilidade" para defender as cores da nossa bandeira... No que diz respeito ao entoar da letra do hino nacional... com maior, menor, ou nenhum "vigor"... tenho para mim que se trata de uma questão secundária... é bonito... arrepiante... mas cada indivíduo vive esse momento de forma particular, apesar de estarmos em defesa dos valores de um colectivo... o espectáculo ganha outra dimensão quando tais sentimentos são exteriorizados e expostos num âmbito mais vocal, mas existem futebolistas e cidadãos em geral que vivem esse cenário de forma mais recatada... não só no nosso país. É muito comum observarmos este tipo de abordagem noutras seleções, principalmente em latitudes mais elevadas e que não deixaram de vencer troféus...(Rússia, Checoslo​váquia, Holanda, Dinamarca..​. e até mesmo a própria Alemanha). Deixo aqui os latinos de fora porque é por demais sabido que, tal como nós tugas, para essas bandas, a malta quer é "música"... e torna-se de facto mais colorido quando conseguimos aliar o útil ao agradável... jogar à bola, fazer a festa com espontaneadade, sentimento ​e, no final, trazer o caneco para casa. Nós, como latinos que somos, também temos muita aptidão para a folia... mas ao contrário dos nossos vizinhos espanhóis, italianos e até mesmo os "multicoloridos" gauleses, parece que dentro do rectângulo de jogo não conseguimos atingir certas performances... ou por falta de empenho e determinação, ou simplesmente porque, de facto, não sabemos mais... os outros são melhores... há que assumi-lo com frontalidade. E para concluir, em relação à velha conversa do entoar da "portuguesa" é importante lembrar que, nem tudo o que é "antigo", é necessáriamente melhor... eu recordo-me de que há 30 anos (aproximadamente), os jogadores, mesmo com mais carências de ordem técnica, aplicavam-se mais, corriam mais, sentiam o peso da camisola de outra forma... é verdade... mas ainda assim, naquele tempo, a maior parte deles nem sequer sabia a letra do hino nacional. Acaba por se tornar apenas uma "não conformidade"... que afecta com toda a naturalidade a dignidade da nossa identidade, melindra o orgulho dos mais atentos e exigentes patriotas, mas que se revela pouco determinante para aquilo que realmente interessa dentro das 4 linhas. É uma falsa questão e não pode ser tido como bode expiatório para o défice de produção lá dentro no palco dos sonhos... e desculpem-me a infeliz comparação mas também penso que ao nível de exteriorização e vocalização do "espírito guerreiro", não somos propriamente os "All blacks"...!

Comentar post